9.14.2006

MAIS UM ÍNDIO


Mais um teste. Peguei uma folha muito ruim pra desenhar e passei gesso acrílico como base. Eu pretendia testar alguma tintas nesta base, como guache, acrílica e aquarela. Quando comecei a desenhar, o traço foi ficando de um jeito que eu comecei a gostar, diferente de meus outros trabalhos. Terminado o desenho, passei umas manchas de aquarela e pronto. Fiz tudo em uns dez minutos.
Tenho pesquisado muito sobre este tema: índios brasileiros. Vou continuar fazendo nos próximos dias...

9.13.2006

Índios, bistres, gesso...


Eu comprei uma aquarela Cotman Azul Índigo pra usar de bistre e precisava fazer um desenho. Fiz este desenho do índio rapidinho. Não queria fazer nenhuma obra de arte, era só um teste de tinta. Só que eu acabei gostando do resultado! Tem desenhos que não são feitos pra terminar.
A oca/maloca à direita eu fiz durante uma aula de tintas transparentes. Bem rápida, também. Só que eu usei gesso acrílico de base. Pintei com aquarela e lápis aquarelável.
Eu tenho esta mania de desenhar rápido no esboço pra tentar ser o mais expressivo possível. Qualquer falha ou erro eu posso arrumar nas etapas a seguir. Nestes casos eu acabei pintando o esboço, mesmo, porque gostei do resultado. Só isso.